Dois navios de carga chegaram, nas últimas horas, a um porto ucraniano depois de terem atravessado o Mar Negro e utilizando uma nova rota.
A informação é avançada pelas agências internacionais que citam as autoridades portuárias ucranianas.
Os navios vão carregar cerca de 20 mil toneladas de trigo com destino essencialmente ao Egipto e a Israel, segundo o Ministério da Agricultura da Ucrânia.
Será esta a primeira vez que navios civis chegam a um porto ucraniano desde a tentativa fracassada para um acordo com a Rússia para garantir a segurança das embarcações.
A notícia surge depois de a Rússia ter abandonado, em julho, um acordo apoiado pelas Nações Unidas que facilitava as exportações ucranianas de cereais a partir de zonas portuárias junto ao Mar Negro
Nessa sequência, Moscovo ameaçou tratar os navios civis que navegam para a Ucrânia como “potenciais alvos militares”.
Entretanto, a Comissão Europeia diz-se pronta a reintroduzir restrições, se a situação do mercado agrícola o justificar.
A reação de Bruxelas foi conhecida após à decisão da Hungria e da Polónia que se opuseram ao fim da proibição imposta por cinco Estados-membros da União Europeia à passagem de cereais ucranianos, como forma de proteger os seus agricultores.