Ucranianos em Portugal. “Uma Páscoa com mais pessoas” e “igrejas mais cheias”
09-04-2023 - 09:00
 • Henrique Cunha

Sacerdote responsável pela Comunidade Ortodoxa Ucraniana no Porto espera grande afluência nas celebrações da Páscoa, devido aos milhares de refugiados que entraram em Portugal em fuga da guerra na Ucrânia.

Uma Páscoa com mais pessoas”. A Igreja Ortodoxa Ucraniana em Portugal espera “igrejas mais cheias” esta Páscoa “por causa dos refugiados que entraram no país”. O padre Ivan Buhakov considera expectável um aumento de fiéis na Missa da Páscoa, que vai acontecer de hoje a oito dias, dado que a Igreja Ortodoxa segue o calendário Juliano.

“Estamos a preparar uma missa maior. Fazemos conta de ter uma quantidade maior de pessoas por causa dos refugiados que entraram em Portugal. E na Páscoa há sempre mais gente”, afirma o sacerdote responsável pela Comunidade Ortodoxa Ucraniana no Porto.

O padre Ivan adianta que “durante a semana se vai preparar a Igreja para este dia que esperamos todo o ano”. De acordo com o sacerdote, na tradição ucraniana existe “o hábito de benzer a comida, de pintar os ovos e preparar em casa uns cestos e trazer para a igreja para o sacerdote benzer”, e essa é também uma razão “para atrair mais pessoas” nesta época.

À distância, o sacerdote diz que acompanha com muita atenção a forma como na Ucrânia se está a preparar esta Páscoa. O padre Ivan revela que fala “todas as semanas para o país” e que sente que a Igreja ucraniana “está a preparar a Páscoa com a normalidade possível”.

“Na zona leste do país é mais fácil. No Norte é mais difícil porque a guerra continua e não para”, acrescenta.