A cantora Aretha Franklin, uma lenda do "soul", morreu esta quinta-feira, aos 76 anos.
Aretha padecia de cancro e o seu estado de saúde tinha-se agravado nas últimas semanas. Morreu em sua casa, em Detroit, segundo avançou a agência a Associated Press, que cita a agente da cantora. “Orações e privacidade” é o pedido da família, nesta hora.
Aretha Louise Franklin nasceu em Menphis, Tennessee, a 25 de Março de 1942.
Aretha, como gostava de ser tratada, gravou o seu primeiro álbum - "Songs of Faith" - quando tinha apenas 14 anos, tendo editado o último disco - "A Brand New Me" - em 2017. Pelo meio, construiu uma carreira ímpar feita de espetáculos e canções, recheada de prémios da indústria e não só. Em 2005, recebeu a Ordem da Liberdade das mãos do então Presidente Geoge W. Bush. Acumulou 18 Grammy, incluindo um pelo conjunto de sua carreira.
Em 1987, tornou-se na primeira mulher a fazer parte do Rock and Roll Hall of Fame and Museum, a prestigiada instituição situada em Cleveland, Ohio, que consagra os nomes que maior impacto tiveram ou têm na Indústria Musical.
“Respect”, “I Say a Little Pray for You” e “You Make Me Feel Like (Natural Woman)” soarão sempre algures onde se ouça e fala de canções de excelência.
Aretha Franklin atuou pela última vez em novembro de 2017, na festa da fundação de luta contra a SIDA de Elton John, em Nova Iorque. para o grande público, a sua última atuação pública aconteceu em Filadélfia, em agosto de 2017.