Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Com o confinamento a que os portugueses estiveram sujeitos, o comércio "online" em Portugal cresceu significativamente, e com isso aumentaram também as entrega ao domicílio. Por isso, e porque os cuidados de higiene são fundamentatais, a Direcção-Geral da Saúde elaborou um conjunto de medidas que devemos ter em atenção nesta transacção: estejamos no papel de cliente ou de estafeta.
A autoridade de saúde ajuda ainda com conselhos sobre qual a melhor forma de manusear as compras que nos chegam a casa.
O que é que o estafeta tem de cumprir?
- As medidas de distanciamento, higiene pessoal e ambiental;
- Assegurar a limpeza e descontaminação dos equipamentos utilizados para o transportes da encomendas (ex: mochilas térmicas) e superfícies de contato frequente (volante do meio de transporte utilizado, chaves do veículo). Deve fazê-lo, pelo menos, entre encomendas;
- Não ir trabalhar, se tiver sinais de Covid-19;
- Quando vai recolher a encomenda deve: assegurar a distância de dois metros das outras pessoas e evitar o contacto com as mãos e superfícies; evitar tocar em superfícies contaminadas (portas, puxadores e interruptores); lavar as mãos ou desinfetar com uma solução à base de álcool antes da recolha;
- Quando entrega o produto deve lavar ou desinfetar as mãos depois do pagamento com dinheiro ou por terminal de pagamento automático;
- Descontaminar o terminal de pagamento automático sempre que este for utilizado, com toalhitas desinfetantes;
- Evitar contacto com o cliente;
O que o cliente deve fazer?
- Evitar pagamento com moedas e/ou notas, dando preferência ao pagamento eletrónico sem contato direto. Mas se tiver de o fazer com dinheiro, deve ter a quantia certa, e desinfetar as mãos antes e depois de tocar no mesmo;
- Não receber presencialmente a encomenda, se for um caso suspeito ou confirmado de Covi-19. Em caso de necessidade extrema, deve receber a encomenda de máscara e ter especial atenção ao cumprimento das regras anteriores;
- Depois de receber a encomenda, o cliente deve retirar de imediato a embalagem exterior (saco ou caixa, por exemplo), evitando que contacte com outras superfícies da casa, e colocá-la no lixo. De seguida, deve higienizar as mãos, com água e sabão ou com uma base de álcool.
Segundo um estudo da SIBS, há a utilização crescente do MB WAY tanto para as compras online como na Rede MULTIBANCO, sendo que na semana de 27 de abril a 3 de maio, as compras através deste serviço atingiram os níveis mais elevados já registados nesta análise semanal da SIBS.
O mesmo estudo avança que valores médios por compra na semana de 27 de abril a 3 de maio continuam consideravelmente acima da média do período antes da pandemia: no canal físico o valor é 8% superior e no "online" é 7% maior.