O comité organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020 divulgou, esta segunda-feira, as medidas sanitárias necessárias impostas pela pandemia de Covid-19 para os 18 eventos teste para as duas competições, que devem começar no final da semana.
Entre as medidas, figuram a limitação de contactos e o cumprimento, sempre que possível, de uma distância de segurança entre os atletas, segundo explicou Hidemasa Nakamura, do comité organizador, referindo também que as áreas comuns devem ser ventiladas a cada meia hora.
Até ao início dos Jogos Olímpicos, marcado para 23 de julho, estão previstos 18 eventos, o primeiro dos quais de râguebi em cadeira de rodas, no próximo fim de semana.
Do total de eventos, 14 serão supervisionados pelo comité organizador Tóquio 2020 e quatro pelas federações internacionais de modalidade.
De todas as competições, apenas uma, de atletismo, prevista para 9 de maio em Tóquio, deverá ser aberta a espetadores estrangeiros.
Em 20 de março, o comité organizador anunciou que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020 irão ser disputados sem espetadores provenientes do estrangeiro devido a riscos sanitários importantes.
Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, adiados para 2021 devido à pandemia de Covid-19, vão decorrer entre 23 de julho e 8 de agosto, enquanto os Paralímpicos devem disputar-se entre 24 de agosto e 5 de setembro.