Os casos de Covid-19 mais do que duplicaram desde que o Governo aprovou o fim da obrigatoriedade de máscara em espaços fechados, a 22 de abril, e Portugal é agora o líder mundial de incidência na última semana, entre países com mais de um milhão de habitantes.
A Direção-Geral de Saúde (DGS) divulgou esta sexta-feira que foram confirmados mais de 26 mil novos casos no dia anterior, um novo máximo desde fevereiro, tendo sido registadas 29 vítimas mortais da pandemia, o número mais alto de mortes desde 29 de março deste ano.
Nos últimos sete dias, Portugal confirmou mais de 130 mil novos casos, para uma incidência de 1.272 casos por 100 mil habitantes, ultrapassando o país que era até agora o líder mundial: a Austrália, que regista uma incidência semanal de 1.261 casos por 100 mil habitantes.
A 22 de abril, quando a medida de máscaras obrigatórias caiu, a incidência era de 632 casos por 100 mil habitantes - mais de metade da registada esta quinta-feira.
Este é o quarto dia consecutivo em que o país regista mais de 20 mil casos diários, algo que aconteceu pela última vez entre 7 e 10 de fevereiro, e o quarto dia consecutivo em que Portugal regista mais de 20 mortes.
A mortalidade está agora nos 16 óbitos por milhão de habitantes nos últimos sete dias, o valor mais alto desde 26 de março.