Fernando Santos é ambicioso no pontapé de saída para o Campeonato do Mundo e reforça, depois de anunciar os convocados, a convicção de que pode fazer história no Qatar, com a conquista do título mundial.
"Acredito que esta equipa pode ser campeã do mundo. Eu tenho confiança absoluta em todos eles e tenho o desejo enorme de que possamos voltar no dia 19 [de dezembro, um dia após a final] e ser recebidos em festa", afirma o selecionador nacional, em conferência de imprensa.
Fernando Santos inclui Portugal "no lote de equipas com convicção de que podem ganhar" o Mundial e destaca a França como "favorita, porque é campeã".
Tabu sobre quem fica de fora
O objetivo está definido e os 26 jogadores escolhidos dão totais garantias a Fernando Santos. O treinador reconhece que outros poderiam estar na lista final, mas recusa entrar no debate sobre as escolhas.
João Moutinho, Gonçalo Guedes, Renato Sanches foram alguns dos nomes lembrados ao selecionador, pelos jornalistas, mas a resposta foi invariavelmente evasiva.
"Teríamos de ir jogador a jogador para explicar as razões que levaram a escolher uns e não outros. Temos sempre dúvidas, até ao último dia. Há jogadores semelhantes, mas a base da escolha está na análise que fazemos", refere.
"Centramo-nos muito nas questões individuais", acrescenta, recusando explicar as razões que o levaram a escolher alguns nomes e a prescindir de outros.
Questionado pela Renascença sobre se Rafa, nos últimos dias, chegou a ser possibilidade, o desfecho foi semelhante às investidas anteriores. "Não é assunto", diz Fernando Santos, que em entrevista à SportTV tinha deixado em aberto a reversão da decisão de Rafa em abandonar a seleção.
António Silva é o único jogador entre os convocados que nunca jogou pela seleção principal. Fernando Santos também não foi particularmente esclarecer sobre as razões que sustentaram a escolha. Resumiu que teve por base as observações feitas.
O Mundial do Qatar começa a 20 de novembro. O primeiro jogo de Portugal é no dia 24 de novembro, frente ao Gana. A seleção nacional tem ainda jogos com Coreia de Sul e Uruguai, na fase de grupos. A final está agendada para 18 de dezembro.