Site de Carlos Moedas online. Recorde as promessas do autarca eleito de Lisboa
29-09-2021 - 14:56
 • Renascença

Página da campanha com o programa eleitoral esteve em baixo, mas já voltou a funcionar.

Três dias depois de Carlos Moedas ter sido eleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o site da campanha do antigo comissário europeu esteve em baixo, mas já voltou a estar disponível esta quarta-feira à tarde. O site terá sido reconfigurado para uma nova plataforma.

O site carlosmoedas21.pt disponibiliza o programa eleitoral da coligação "Novos Tempos" - coligação que juntava PSD, CDS-PP. Aliança, MPT e PPM -, que conquistou a autarquia da capital ao socialista Fernando Medina.

No seu programa eleitoral, Carlos Moedas elenca as promessas que fez ao longo da campanha eleitoral à autarquia lisboeta.

Uma das principais promessas sociais da campanha e do programa tem a ver com a descida de impostos para os jovens, especialmente a isenção do IMT e a requalificação de edifícios devolutos.

Outra promessa que serviu de bandeira para a coligação de direita foi o seguro de saúde gratuito para os mais idosos.

Na mobilidade, Moedas prometeu um desconto de 50% de estacionamento para residentes da cidade, transportes públicos gratuitos até aos 23 anos e a eliminação da barreira ferroviária entre a cidade e o Tejo, acabando com a linha de comboio de superfície entre Algés e o Cais do Sodré.

O primeiro ponto no programa é dedicado à promessa de Lisboa ser a capital da inovação e, para isso, Moedas propõe-se criar uma “fábrica de unicórnios”, ou seja, um espaço para potenciar as startups, onde especialistas podem encontrar uma espécie de linha de montagem que ajude a formular e a concretizar projetos que devem começar na cidade e acabar como marcas globais.

Nesta área, Moedas também quer que exista um Balcão Único para os empreendedores e investidores em Lisboa.

Já na Cultura, a candidatura vencedora nas eleições autárquicas promoveu a ideia de EspaçosLxis, que consiste na criação de "um teatro em cada bairro", além de promover a gratuitidade de espaços culturais a a "determinados segmentos do público" e a reabilitação do Parque Mayer, transformando-o num ponto de encontro da cultura, da ciência e das artes.

[notícia atualizada às 16h11]