Joaquim Miranda Sarmento não vai abandonar a liderança da bancada parlamentar do Partido Social-Democrata (PSD).
A garantia foi dada esta quinta-feira de manhã, na reunião da bancada parlamentar do PSD, na qual Miranda Sarmento disse aos deputados que não vai para o Parlamento Europeu e que vai cumprir o mandato de líder parlamentar do PSD até ao fim, ou seja, por mais um ano.
As eleições para o Parlamento Europeu estão marcadas para o dia 9 de junho de 2024.
“Senti necessidade de dizer aos deputados que não vou para o Parlamento Europeu e vou cumprir o mandato até ao fim”, disse Joaquim Miranda Sarmento aos deputados.
O esclarecimento surge no dia a seguir ao Diário de Notícias ter dado conta de que Miranda Sarmento estava a preparar uma “saída limpa” logo a seguir ao Verão.
Fontes parlamentares contactadas pela Renascença adiantam que estas notícias são um “não assunto” e que não fazem qualquer sentido.
Na reunião da bancada parlamentar foram discutidos apenas os temas correntes, de agendamentos e debates que o partido está a preparar para o fim da sessão legislativa. Miranda Sarmento fez esta declaração na reunião, que terminou de imediato sem que nenhum deputado pedisse a palavra.
A bancada perdeu nos últimos tempos três vice-presidentes: Joaquim Pinto Moreira, por ser arguido no caso Vortex, e Ricardo Batista Leite e Luís Gomes, que suspenderam os mandatos de deputado por razões profissionais.
Por agora não há qualquer indicação de quando estes lugares irão ser ocupados nem por quem.