Naomi Osaka, de apenas 20 anos, está a fazer furor no circuito mundial de ténis. A japonesa surpreendeu ao vencer o torneio de Indian Wells. Na final, bateu a número um do mundo, Simona Halep.
A vitória nos Estados Unidos promoveu uma subida de 22 lugares de Osaka no "ranking" WTA. A tenista nipónica ocupa agora o lugar 22. Halep segue na frente, com Wozniacki e Muguruza na perseguição. Serena Williams, que voltou à competição depois de mais de um ano de paragem, surge na posição 491.
O longo período de inatividade fez com que a norte-americana ficasse sem "ranking" atribuído. Serena, no entanto, poderá competir nos maiores torneios, recorrendo ao "ranking" protegido, porque a sua paragem foi justificada pela maternidade. Além disso, poderá receber convites das organizações dos torneios. Não terá, no entanto, estatuto de cabeça-de-série.
Entre as portuguesas, Michelle Larcher de Brito segue como número um nacional. Esta semana perdeu três posições e caiu para o lugar 373. Inês Murta é a segunda melhor portuguesa, no lugar 605. Maria João Koehler ocupa a posição 742.