FPF manda repetir Académica-Vilafranquense
11-05-2021 - 18:34
 • Renascença

Repetição do jogo da jornada 26, que terminou empatado a zero, pode ter impacto nas subidas e descidas da II Liga.

O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ordenou a repetição do Académica-Vilafranquense, jogo da 26.ª jornada da II Liga, segundo avança o jornal "O Jogo", esta terça-feira.

Em causa está a utilização de Ricardo Rodrigues por parte da equipa de Vila Franca de Xira, após recurso da Académica para o Conselho de Disciplina da FPF e protesto para o Conselho de Justiça.

A 28 de março, Académica e Vilafranquense empataram, a zero, em Coimbra. Aos 80 minutos, na equipa visitante, entrou Ricardo Rodrigues, que não constava na ficha de jogo.

Após protesto da Académica, o Vilafranquense justificou o sucedido com um erro da equipa de arbitragem: teria existido uma falha no envio dos nomes para a plataforma "online" da Liga. Contudo, terá ficado provada a responsabilidade da equipa de Vila Franca de Xira, uma vez que a sanção prevista no regulamento é, precisamente, a repetição da partida.

Possíveis consequências da repetição do jogo

Esta sanção pode afetar as subidas e descidas da II Liga.

Se a Académica vencer na repetição do jogo, passará a somar 58 pontos e colar-se-á ao Feirense, ficando a um ponto do Arouca, que ocupa o terceiro lugar, que dá acesso ao "play-off" de subida à I Liga. Por outro lado, o Vilafranquense, que soma 30 pontos, mais um que o FC Porto B, primeira equipa abaixo da linha de água, cairá para a zona de despromoção.

Se a vitória lhe sorrir, o Vilafranquense passará a ter 32 pontos, mais três que o FC Porto B, e mais dois que o Varzim, com que neste momento está igualado — o que será uma almofada preciosa na luta pela manutenção na II Liga. Já a Académica ficará a cinco pontos do "play-off" de subida, uma distância muito difícil de colmatar quando faltam apenas duas jornadas para o final da competição.

Em caso de empate, naturalmente, tudo se manterá como está.

O Estoril Praia é o campeão da II Liga e tem a subida garantida. Em segundo, também na zona de subida direta à I Liga, está o Vizela, com 60 pontos, mais um que o Arouca, terceiro, dois que o Feirense, quarto, e quatro que a Académica, quinta classificada.

Na cauda da tabela, encontra-se a Oliveirense, com 28 pontos, menos um que o FC Porto B, penúltimo e também em zona de despromoção. Imediatamente acima da linha de água, estão Vilafranquense e Varzim, ambos com 30 pontos. Três pontos acima, estão Académico de Viseu e Cova da Piedade.