Proteção Civil. SMS alerta para “risco extremo” de incêndio
11-07-2022 - 10:33

Portugal continental entrou em situação de contingência, devido às previsões meteorológicas dos próximos dias que apontam para o agravamento do risco de incêndios rurais.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai emitir um aviso por SMS à população de Portugal Continental para informar os cidadãos acerca do “risco extremo” de incêndios rurais.

A mensagem também sensibiliza para não se usar fogo em espaços florestais e seguir as recomendações das autoridades.

Numa nota publicada esta segunda-feira no seu site, a Proteção Civil declara que o aviso por SMS está a ser enviado à população “na sequência da decisão do Centro de Coordenação Operacional Nacional de elevar para o nível vermelho o estado de alerta especial para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais“, o qual representa o nível máximo de prontidão e mobilização das estruturas, forças e unidades de proteção e socorro.

A mensagem de aviso, emitida com o remetente AvisoPROCIV, inclui a referência a um número de atendimento da ANEPC (800 246 246) e ao site www.prociv.pt, através dos quais os cidadãos podem esclarecer dúvidas.

“O recurso a este sistema de aviso está previsto no Decreto-Lei n.º 2/2019, de 11 de janeiro, o qual instituiu o Sistema Nacional de Monitorização e Comunicação de Risco, de Alerta Especial e de Aviso à População”, refere ainda a publicação.

Portugal continental entrou à meia-noite em situação de contingência, devido às previsões meteorológicas dos próximos dias que apontam para o agravamento do risco de incêndios rurais.

No sábado, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, disse que esta é a primeira vez que a Proteção Civil recorre à figura da situação de contingência nestas circunstâncias.