México terá descoberto a voz de Frida Kahlo
14-06-2019 - 01:36
 • Renascença

O governo mexicano anunciou a descoberta com algumas reservas. Uma investigação sugere que a gravação pode ser da voz da pintora, mas "não há 100% de certeza”.

A Biblioteca Nacional do México divulgou aquela que poderá ser a única gravação conhecida da voz da pintora Frida Kahlo.

No áudio agora tornado público pode ouvir-se a artista a recitar excertos de “Retrato de Diego”, um texto sobre o marido, o pintor Diego Rivera, que escreveu em 1949.

O governo mexicano anunciou a descoberta com algumas reservas. Uma investigação sugere que a gravação pode ser da voz de Frida Kahlo, mas não foi possível, até agora, confirmar com certeza total.

“É uma descoberta que tem muitos elementos que podem ser identificados com a possível voz de Frida Kahlo, mas não há 100% de certeza”, disse a secretária da Cultura, Alejandra Frausto.

A artista mexicana, que morreu em 1954, criou duas centenas de pinturas, desenhos e esquiços.

Muitos são autorretratos, em que transformam a sua má sorte – na juventude sofreu um acidente de viação que a condicionou para o resto da vida – em trabalhos de cor luxuriante e repletos de força.

Pavel Granados, director da Fonoteca, o arquivo nacional sonoro do México, adianta que a gravação com menos de dois minutos foi descoberta em janeiro. Estava num programa piloto de rádio de um locutor mexicano famoso, Alvaro Galvez y Fuentes, e data de 1953 ou 1954.

A investigação vai continuar para tentar confirmar que o registo pertence à pintora. “A voz de Frida tem sido um grande enigma. É uma pesquisa constante desde a fundação da Fonoteca”, sublinha Pavel Granados.