Que combustíveis preferem os portugueses?
26-09-2016 - 16:58

Mais de dois terços do combustível vendido em Julho nos postos de abastecimento nacionais foi simples.

Mais de dois terços do combustível vendido em Julho nos postos de abastecimento nacionais foi simples, com os hipermercados a perderem quota de mercado para os postos tradicionais, segundo a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC).

De acordo com a radiografia ao mercado publicada esta segunda-feira pela ENMC, relativa ao mês de Julho, 68,1% do gasóleo comercializado foi simples (sem aditivos), contra 31,90% de aditivado, e na gasolina 67,84% vendida foi simples, face a 24,62% de gasolina aditivada.

No mesmo mês, as três principais marcas – Galp, BP e Repsol – venderam 60% do combustível, seguidas pelas outras marcas, que representaram 21% das vendas, enquanto os postos dos hipermercados aparecem na terceira posição, com 18,83% do combustível vendido.

Antes da introdução dos combustíveis simples, os postos de abastecimento dos hipermercados chegaram a liderar o mercado dos combustíveis, com uma quota superior a 30%, ultrapassando inclusive o líder de mercado, a Galp Energia, segundo dados fornecidos pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

O combustível simples, que desde 17 de Abril de 2015 é obrigatoriamente vendido em todos os postos de abastecimento, é aquele que sai directamente da refinaria para o consumidor, sem qualquer aditivação.