As autoridades dos Estados Unidos decidiram aplicar ao Facebook uma multa recorde de 5 mil milhões de dólares, o equivalente a 4,4 mil milhões de euros, avança a imprensa norte-americana.
A multa milionária contra a poderosa multinacional liderada por Mark Zuckerberg foi aprovada pela Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla inglesa).
Em causa está a utilização de dados privados de milhões utilizadores para fins políticos denunciado pelo escândalo Cambridge Analytica, uma empresa de consultadoria.
A FTC começou a investigar o Facebook em março de 2018, depois das notícias de que a Cambridge Analytica tinha acedido aos dados de dezenas de milhões de utilizadores sem o conhecimento destes.
A investigação analisou se a rede social tinha violado um acordo ao abrigo do qual era obrigada a informar, de forma clara, os seus utilizadores e obter “consentimento expresso” destes para poder utilizar a informação.
A multa de 5 mil milhões de dólares ainda terá de passar pelo Departamento de Justiça norte-americano, não havendo uma previsão sobre quando vai ser aplicada.