O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) entregou um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário na CP entre 27 de agosto e 3 de setembro.
O sindicato justifica, em comunicado, o pré-aviso com o incumprimento pelo governo de um acordo de setembro de 2017.
"Em consequência do incumprimento do acordo sobre compra/aluguer de comboios e recrutamento de trabalhadores para os comboios e bilheteiras, celebrado em setembro de 2017 entre o SFRCI/CP e o Ministério do Planeamento e Infraestruturas (...), vimos informar que o SFRCI colocou pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário entre as 00h00 do dia 27 de agosto e as 24h00 do dia 3 de setembro de 2018", lê-se no documento divulgado.
A greve dos trabalhadores do SFRCI, um "sindicato nacional que na CP representa maioritariamente os trabalhadores operacionais afetos ao serviço comercial e segurança da circulação de comboios, nomeadamente os operadores de revisão e venda (revisores), trabalhadores das bilheteiras e chefias diretas, entre outros", é um protesto contra a "situação grave em que se encontra a CP-Comboios de Portugal".
Segundo o sindicato, o incumprimento do acordo por parte do Governo "originou o agravamento das condições do transporte ferroviário em Portugal", pelo que "a direção do SFRCI decidiu, passados 11 meses após o acordado, avançar com um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário entre 27 de agosto e 3 de setembro".
O mesmo organismo pede, além disso, uma audiência ao ministro "para expor as preocupações/problemas que afetam a CP-Comboios de Portugal".
A CP já tinha alertado também esta sexta-feira para perturbações na circulação de comboios na próxima semana. Em causa está a greve de trabalhadores da Infraestruturas de Portugal.
Uma paralisação de três dias que terá lugar na próxima segunda, quarta e sexta-feira.
A CP avisa ainda, na sua página da internet que, apesar de terem sido definidos os serviços mínimos, a empresa apenas conta realizar 25% das ligações programadas e não há transportes alternativos.
"Aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Regional e Celta que não se realizem, a CP permitirá o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos, para outro dia/comboio", pode-se ler no texto online.
Consulte aqui a lista de serviços mínimos definidos pelo Tribunal Arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social.
Para mais informações deve consultar a linha de atendimento 707 210 220.