Transplante inédito. Homem recebe coração de porco nos Estados Unidos
11-01-2022 - 08:40
 • Olímpia Mairos

Operação foi realizada na sexta-feira e demonstrou que o coração de um animal pode continuar a bater como um coração nos humanos.

Uma equipa de cirurgiões americanos transplantou com sucesso o coração de um porco geneticamente modificado num homem de 57 anos, que sofria de graves problemas cardíacos e aguardava há meses que chegasse a sua vez na lista de transplantes.

A operação inédito foi realizado, por uma equipa de cirurgiões da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, na sexta-feira e, segundo a instituição, demonstrou pela primeira vez que o coração de um animal pode continuar a bater como um coração nos humanos sem rejeição imediata do corpo.

O transplante foi autorizado pelo regulador norte-americano, a Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA), ao abrigo de uma autorização de emergência, quando não há outra opção de sobrevivência.

“Esta foi uma cirurgia revolucionária e deixa-nos a um passo de resolver a crise de escassez de órgãos", disse Bartley Griffith, que transplantou o coração do porco, em declarações citadas pela Agência France Press.

O paciente, David Bennett, de 57 anos, que não tinha condições para receber um coração humano, está sob vigilância médica e será "cuidadosamente monitorizado" nas próximas semanas.