Uma embarcação pneumática com 47 pessoas de origem subsaariana, incluindo nove mulheres, chegou este domingo a norte de Lanzarote, o que eleva para 153 o número de migrantes que chegaram à costa das Canárias desde sábado à noite.
Segundo confirmaram à agência à Efe fontes dos Serviços de Emergência das Canárias (SUC), esta é a última embarcação insuflável que foi socorrida desde sábado à noite e que chegou à zona balnear na localidade de Punta Mujeres, a norte de Lanzarote.
Com estes 47 migrantes, o total de pessoas que chegaram à costa das Canárias perfaz 153, das quais 121 homens, 28 mulheres, quatro menores, disseram as mesmas fontes dos Serviços de Emergência, adiantando que foram resgatadas em alto mar ainda duas outras embarcações.
Os 47 migrantes foram assistidos por funcionários do Serviço de Emergência das Canárias (SUC), Guarda Civil e Polícia, sendo que nenhum deles necessitou de ser transferido para o hospital, salientaram os responsáveis.
Este foi a terceira embarcação que chegou à costa das Canárias, após as equipas de Salvamento Marítimo terem resgatado uma embarcação a 80 quilómetros de Lanzarote, que chegou ao porto na madrugada da manhã de hoje.
Uma equipa dos serviços de Salvamento Marítimo resgatou também, a meio da manhã de hoje, uma segunda embarcação insuflável que transportava 63 pessoas, todas de origem subsaariana, que se encontrava a 37 quilómetros de Fuerteventura e que, segundo um comunicado, já "não tinha combustível e estava à deriva".
Nenhum dos 153 migrantes que chegaram à costa necessitou de cuidados de saúde, já que todos estavam bem, salientaram as mesmas fontes.