A partir de amanhã vem aí uma vaga de frio. Segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera as previsões para terça-feira revelam mínimas de 2 graus em Bragança e máximas de 8 na Guarda.
À Renascença, Ângela Lourenço do IPMA explica que o território do continente “vai estar sob a ação de uma massa de ar frio a partir de hoje, essencialmente a partir do final do dia de hoje, que vai afetar o estado do tempo nos próximos dias, portanto, essencialmente nesta semana”.
“Um dos aspetos mais significativos é, de facto, a descida da temperatura, não só da mínima como a máxima”, acrescenta.
De acordo com a meteorologista, a descida de temperatura é acompanhada com o aumento da intensidade do vento, em particular no dia de amanhã, e por isso também vai haver o aumento do desconforto térmico”.
Com a descida das temperaturas e o frio a chegar, há o risco de as infeções respiratórias aumentarem.
Em declarações à Renascença, o diretor clínico do Hospital de Santa Maria, Rui Tato Marinho explica que “quando a temperatura começa a baixar, começam a aparecer as infeções respiratórias”.
“Uma coisa que tem sido pouco falada, existem alguns casos de Covid que aumentaram. Mas isto é notório, quando as temperaturas baixas começam a aparecer as infeções respiratórias, e como os portugueses têm um grande grupo de população muito frágil e muito idosa, somos dos países do mundo que mais pessoas de idade tem, é fácil perceber que isso pode acontecer”, completa.