Roger Schmidt sabe que Jan Vertonghen está habituado a jogar sempre e sabe que o internacional belga quer estar no Mundial, no fim de ano, e que para isso precisa de minutos. Isso não é, no entanto, suficiente, para lhe abrir as portas do 11 titular do Benfica.
O maior problema de Vertonghen é a boa forma de Morato, que convenceu o treinador alemão: "O Morato esteve muito bem desde o início da pré-época. Os internacionais vieram mais tarde e o Morato tirou partido disso. Quando um jogador está a exibir-se bem, tem bons argumentos para ficar na equipa. O Jan [Vertonghen] é um grande jogador, uma excelente pessoa, está habituado a jogar sempre, mas neste momento o Morato está bem".
A avaliação do treinador é clara e o horizonte para Vertonghen não é muito favorável. O belga, de 35 anos, indiscutível nas duas últimas épocas, poderá ter a sua primeira oportunidade como titular este sábado no Bessa, devido ao castigo de Otamendi.
O seu concorrente é o jovem António Silva, de 18 anos, uma vez que os brasileiros Lucas Veríssimo e João Víctor estão a recuperar de lesões. Roger Schmidt afirma que ambos - Vertonghen e António Silva - "estão em boas condições".
O treinador, referindo-se à possibilidade dos canhotos Vertonghen e Morato formarem dupla, admite que é "pouco usual ver equipas a jogar com dois centrais esquerdinos", mas esclarece que isso não irá influenciar a sua escolha.
Vertonghen foi lançado no final da partida com o Casa Pia, após a expulsão de Otamendi. O internacional belga pretende estar no Mundial do Qatar no final do ano e já foi noticiado interesse de Cub Brugge, Antuérpia e Copenhaga no central.