Veja também:
- Guerra na Ucrânia ao minuto
- Reportagens na fronteira com a Ucrânia
- Armas nucleares. Quantas existem e quantos países as têm?
- A um passo dos crimes de guerra. Bombas de fragmentação e termobáricas na Ucrânia
- Todas as notícias sobre a Guerra na Ucrânia
- Quem é Volodymyr Zelensky?
- Como ajudar a Ucrânia e os ucranianos?
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse em Moscovo que as condições para um cessar-fogo na Ucrânia devem ser criadas o mais rápido possível.
“Estamos extremamente interessados em encontrar maneiras de criar condições para um diálogo eficaz, criar condições para um cessar-fogo o mais rápido possível, criar condições para uma solução pacífica", disse Guterres antes da conversa com o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, citado pela Reuters.
António Guterres referiu que ele próprio e a Rússia têm “diferentes interpretações” da guerra na Ucrânia, mas que tal “não impede que mantenham conversações”.
António Guterres sinalizou que a prioridade é “minimizar o sofrimento humano” na Ucrânia, garantindo que quer que a guerra termine “assim que possível”.
A reunião entre o secretário-geral da ONU e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia ainda decorre à porta fechada.
Depois do encontro com o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, o secretário-geral da ONU vai encontrar-se com o Presidente russo, Vladimir Putin, no contexto da guerra na Ucrânia.