A agência de notação financeira Fitch reviu esta sexta-feira a perspectiva da dívida pública portuguesa de estável para positiva e manteve a nota em BB+.
A perspectiva indica a direcção provável de uma notação num horizonte de um a dois anos. Se for positiva indica uma tendência de melhoria na escala dos ratings; se for negativa, uma descendente.
A decisão da Fitch é conhecida no dia em que os ministros das Finanças da UE aprovaram a saída de Portugal do procedimento por défice excessivo (PDE).
No final da reunião, o ministro das Finanças, Mário Centeno, disse que o adeus ao PDE mostra que a Europa e os portugueses confiam no rumo traçado pelo Governo.
Mário Centeno disse esperar que as agências de notação financeira também assumam essa confiança e tirem do “lixo” o rating da dívida portuguesa.
Já o Presidente da República considerou, esta sexta-feira, que a melhoria do "rating" da dívida portuguesa, na sequência do encerramento formal do Procedimento por Défice Excessivo (PED) a Portugal, pode ser uma decisão "de horas ou de semanas".
"Vamos esperar para ver. Não vale a pena estar a formular juízos antes de ver a decisão das agências que pode ser, como eu disse, de horas ou de semanas, quando muito de escassos meses", disse Marcelo Rebelo de Sousa.