O vulcão de Cumbre Vieja entrou este domingo à tarde em erupção na ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias, Espanha.
Da ilha espanhola no Oceano Atlântico, emana uma densa nuvem de fumo e as autoridades espanholas decidiram evacuar preventivamente as populações de quatro municípios.
Segundo a televisão local RTVC, a evacuação afeta centenas pessoas, incluindo no município de El Paso, onde está localizado o vulcão, e cerca de 500 turistas alojados num hotel.
A erupção, que ocorreu por volta das 15h30 (hora local) foi precedida de centenas de sismos de baixa intensidade, sendo que o vulcão apresentava atividade sísmica há mais de uma semana.
Esta intensa atividade sísmica obrigou as autoridades a evacuar preventivamente as pessoas de mobilidade reduzida, duas horas antes da erupção.
Mais recentemente, cerca de duas horas depois da erupção, as autoridades avistaram duas crateras por onde o vulcão está a expelir lava.
O presidente do arquipélago das Canárias, Ángel Pérez, informou no Twitter que o Cumbre Viejo entrou em erupção numa zona florestal sem casas por perto e pediu "muita precaução".
No Governo espanhol central, o primeiro-ministro Pedro Sánchez adiou uma viagem a Nova Iorque para se deslocar à região. Já a ministra espanhola da Ciência, Diana Morant, ia às Canárias para avaliar com os investigadores locais a atividade sísmica, mas acabou por cancelar a viagem.
Segundo o El Mundo, até agora apenas um voo em direção a La Palma voltou para trás, até Tenerife, depois dos pilotos verem a enorme nuvem de cinzas. Mas, noticia o mesmo jornal, o gestor de navegação aérea em Espanha recomendou o encerramento de La Palma a novas chegadas.
A erupção do vulcão surge ainda um mês depois de fogos florestais de grandes dimensões na ilha de La Palma terem destruído várias casas na região.
O Cumbre Viejo é assim o palco da primeira erupção em 50 anos nas Ilhas Canárias - a última foi registada em novembro de 1971 e houve ainda uma erupção submarina em 2011.
[Notícia atualizada às 18h04]