“Extremamente desagradável”, o podcast de Joana Marques que pode ser ouvido de segunda a sexta-feira nas manhãs da Renascença, continua a ser o mais ouvido em Portugal, anunciou esta quarta-feira o Spotify, em comunicado.
Na segunda posição, estreia-se o novo programa de Bruno Nogueira, “isso não se diz”, enquanto “Isto é Gozar Com Quem Trabalha”, apresentado todos os domingos na SIC, por Ricardo Araújo Pereira, fecha o top 3.
Segundo a plataforma, os podcasts têm “um consumo cada vez mais elevado e com uma maior diversidade de conteúdos, quer nacionais bem como internacionais”, assumindo um lugar de destaque na diversidade de conteúdos áudio que estão disponíveis.
A aplicação de streaming destaca ainda o crescimento da música nacional. Em 2023, os portugueses ouviram mais 42% de música feita no país do que no ano anterior. Sete músicas portuguesas alcançaram o top 20, quando em 2022 eram apenas 2.
Neste âmbito, o destaque vai para T-Rex, o músico português mais ouvido em 2023. Foi seguido por Ivandro, que foi líder em 2022, Plutonio, em terceiro lugar, e Wet Bed Gang e Julinho Ksd, a fechar o top 5.
A nível absoluto, Taylor Swift foi a artista mais ouvida pelos utilizadores nacionais. The Weeknd e Drake garantiram a segunda e terceira posições.
Pela primeira vez na história da plataforma, a música mais ouvida do ano em Portugal pertence a uma artista feminina portuguesa. “Como Tu (feat. Ivandro)”, de Bárbara Bandeira, foi a canção mais escolhida, seguida de “Tá OK” de DENNIS e “Nosso Quadro” de AgroPlay, na terceira posição. “Chakras” de Ivandro ocupa o quarto lugar, com “Coração de Gelo” de WIU a encerrar o pódio.
Em declarações reproduzidas pelo Spotify, Bárbara Bandeira afirma sentir-se reconhecida pela escolha dos portugueses. “Faço música para as pessoas e o facto de elas me escolheram é o maior prémio que posso receber".
O Spotify é a maior empresa de streaming de áudio do mundo, com 574 milhões de consumidores em 2023.