Reveja a comunicação de Costa ao país
21-01-2021 - 14:30
 • Cristina Nascimento

Avanço da estirpe inglesa da Covid-19 tem complicado a evolução da pandemia e é uma das razões que está na origem de novas alterações ao estado de emergência.

Veja também:


O primeiro-ministro anunciou o encerramento de todos os estabelecimento de ensino, das creches às universidades, durante 15 dias, começando já esta sexta-feira, dia 22 de janeiro. António Costa falava após nova reunião de Conselho de Ministros, que se prolongou por mais de cinco horas.

António Costa anunciou várias medidas:

As familias com crianças menores de 12 anos serão apoiadas "idêntico ao que foi dado na primeira fase do confinamento".

Tal como no primeiro confinamento, haverá escolas a funcionar para filhos de trabalhadores essenciais e serão garantidas as refeições escolares aos beneficiários da ação social.

"Temos de apressar o controlo desta situação", disse Costa, adiantando que as medidas agora anunciadas serão reavaliadas daqui a 15 dias. "Desejamos que seja uma interrupção de curta duração", disse ainda o Chefe do Governo.

Portugal registou na quinta-feira 221 mortes relacionadas com a Covid-19 e 13.544 novos casos de infeção com o novo coronavírus, os valores mais elevados desde o início da pandemia, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número de internamentos está a subir desde o dia 1 de janeiro, dia em que estavam 2.806 pessoas internadas.