Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Nas últimas 24 horas, a Austrália somou apenas um novo caso de contágio local por Covid-19, avançam as autoridades de saúde locais.
No domingo e pela primeira vez em quase cinco meses, o país contabilizou zero novos casos de contágio local. Os valores, indica a BBC, dizem respeito ao período compreendido entre as 20h00 de sexta-feira e as 20h00 de sábado. A última vez que isto aconteceu foi a 9 de junho.
“Mais um dia encorajador para a Austrália, com apenas um caso de transmissão local e sem casos de origem desconhecida. Muito obrigado aos nossos profissionais de saúde e ao público australiano”, escreveu Greg Hunt, ministro da Saúde australiano, na rede social Twitter, esta segunda-feira.
O estado de Victoria, epicentro da segunda onda de contágios na Austrália, registou zero casos pelo segundo dia consecutivo, no domingo, depois de um confinamento de 112 dias.
As autoridades de saúde australianas preveem que as medidas de combate à Covid-19 possam ser suavizadas já ao longo dos próximos dias.
A Austrália contabilizou, até à data, 27.500 casos confirmados de Covid-19 e 900 mortes.
Com uma população de 25 milhões, a Austrália adotou, desde cedo, uma estratégia de combate à pandemia através de confinamentos e testagem proativa. O estado de Victoria, onde ocorreram 90% das mortes por Covid-19, impôs algumas das regras mais severas de confinamento e recolher obrigatório do mundo.