A Direcção-Geral de Saúde (DGS) confirma a presença da bactéria da legionella no Hotel Aquae Flaviae, em Chaves, o que levou ao seu encerramento.
“Na sequência da notificação de um caso de Doença dos Legionários associado a permanência no Hotel Aqua Flaviae em Chaves, a Unidade de Saúde Pública do ACeS [Agrupamento de Centros de Saúde] Alto Tâmega e Barroso realizou o inquérito epidemiológico no referido hotel e área circundante, procedendo à colheita de água da respectiva rede para a realização das análises de acordo com as normas em vigor”, indica comunicado da DGS.
“Os resultados analíticos emitidos ontem (dia 8 de Junho) pelo Laboratório Regional de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Norte, I.P., identificaram 'legionella pneumophila'", acrescenta.
“Por esse motivo”, o delegado de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso “desencadeou as medidas consideradas necessárias à minimização do risco, tendo-se procedido ao encerramento” do hotel.
As autoridades de saúde "continuam a acompanhar esta situação".
A situação está circunscrita ao hotel, disse o presidente da Câmara de Chaves. “A população pode ficar absolutamente descansada”, garantiu António Cabeleira.