O estado do tempo vai agravar-se nas próximas horas e a Proteção Civil colocou 17 distritos em estado especial de nível laranja. Só o distrito de Bragança não está incluído.
Entre as 00h00 e o meio-dia desta terça-feira, foram registadas 1.463 ocorrências em Portugal Continental, a maioria inundações, quedas de árvores e deslizamentos de terra, afirmou André Fernandes, comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O distrito de Lisboa é o mais atingido pelos efeitos do temporal, com 848 ocorrências e muitas vias condicionadas.
Santarém, Portalegre Évora e Setúbal são as outras zonas mais afetadas pelo mau tempo.
Quase 5 mil operacionais estão envolvidos nas operações no terreno, com o apoio de 1.616 meios terrestres.
André Fernandes diz que os SMSs preventivos vão continuar a ser enviados durante o dia de hoje, e pede às populações que evitem saídas de casa desnecessárias.
Ao mesmo tempo que pede a colaboração das populações, o comandante nacional também garante que o sistema está a funcionar. Pede calma, serenidade, e confiança no trabalho das autoridades.
O estado do tempo deverá agravar-se a partir das 13h00/14h00 e até às 18h00 de hoje, de acordo com o Instituto do Mar e da Atmosfera.
A Proteção Civil decidiu também acionar os Planos Especiais de Emergência para Cheias nas bacias do Tejo e do Douro, e tem em curso um reforço de meios para a zona de Lisboa. Foram solicitados equipamentos de alta bombagem, afirmou o comandante André Fernandes.
Que acessos estão cortados em Lisboa?
Pelas 11h50, de acordo com a Câmara Municipal de Lisboa em comunicado, continuavam encerradas as seguintes estradas e acessos a Lisboa:
- Túneis do Campo Pequeno
- Túneis do Campo Grande
- Av. Joao XXI
- Av. de Berlim
- Radial de Benfica
- Av. Infante D. Henrique junto ao Túnel Batista Russo
- Alcântara (vários locais)
- Av. de Santo Contestável
- Av. 24 de Julho
- Av. da Índia
- Estrada de Chelas