Bloco pede fim de “rendas” na saúde e Costa diz que há estudos em curso
13-05-2016 - 11:58

Catarina Martins lembrou que a "capacidade nos hospitais públicos que não está a ser utilizada", ao mesmo tempo que se aumentaram as Parcerias Público-Privadas (PPP) nos últimos anos.

O Bloco de Esquerda (BE) lançou o "desafio" ao Governo para que este se disponibilize para acabar com as "rendas" na Saúde, com o primeiro-ministro a indicar que há estudos sobre o sector que em breve serão revelados.

Referindo-se à recente polémica em torno do financiamento a privados na Educação, a porta-voz do Bloco, Catarina Martins, traçou um paralelo com a Saúde e sublinhou que "há capacidade nos hospitais públicos que não está a ser utilizada" ao mesmo tempo que se aumentaram as Parcerias Público-Privadas (PPP) nos últimos anos.

"Guiamo-nos pela escrupulosa gestão dos dinheiros públicos em todos os domínio e também no domínio da Saúde", devolveu o primeiro-ministro, António Costa, que se dirigia à porta-voz do Bloco no debate quinzenal que decorre esta manhã na Assembleia da República.

O Ministério da Saúde, prosseguiu o governante, "tem vindo a desenvolver um conjunto de estudos", entre os quais sobre a ADSE ou a reavaliação das PPP: "Esses estudos estão a ser concluídos e assim que estiverem concluídos serão devidamente disponibilizados publicamente, serão avaliadas e tomadas decisões", vincou o chefe do Governo.

O "critério" na tomada de decisões, asseverou Costa, será o de "garantir e reforçar o Serviço Nacional de Saúde" como na Educação a base do Governo é a de "reforçar a escola pública".