Estado Islâmico já só controla três distritos de Mossul
02-06-2017 - 18:21

Ao fim de oito meses de ofensiva por parte do exército iraquiano a segunda maior cidade do país está mais próxima de ser libertada.

As forças armadas iraquianas conseguiram ocupar mais um distrito da cidade de Mossul, deixando os militantes do autoproclamado Estado Islâmico na posse de apenas três distritos.

Os militares da força de elite dos Serviços de Contraterrorismo libertaram o distrito de Sihha, anunciou esta sexta-feira um porta-voz militar.

Com esta vitória para o exército iraquiano o Estado Islâmico fica agora reduzido a três distritos, todos junto ao Rio Tigre, que divide a cidade ao meio. Os jihadistas controlam agora a Cidade Médica, Zanjili e o centro histórico.

A ocupação do centro histórico é particularmente problemática uma vez que vivem lá mais de 100 mil civis e as ruas são muito estreitas, dificultando os movimentos de veículos.

Ao longo dos últimos dias muitos civis têm sido mortos pelo Estado Islâmico ao tentar fugir das zonas sob seu controlo.

A libertação de Mossul reveste-se de especial importância uma vez que foi de uma mesquita daquela cidade que o líder do grupo terrorista anunciou o estabelecimento de um califado em 2014 quando foi ocupada.