Veja também:
- “Louca”, “surrealista”, “faraónica”. ACP promete travar nova 2ª Circular nos tribunais
- 2ª Circular. Uma via rápida para acelerar ou um “boulevard” onde se pode passear?
As obras de remodelação da 2ª Circular poderão arrancar em Junho, segundo o vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa. Manuel Salgado rejeita que a arborização possa prejudicar os aviões.
O projecto tem causado polémica, nomeadamente devido à redução da velocidade máxima, de 80 para 60 quilómetros por hora, e da criação de um corredor verde na zona do separador central.
O vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, garante que, apesar das críticas que têm surgido, tudo aponta para que a obra se mantenha.
A Câmara de Lisboa pretende efectuar as obras durante a noite para evitar impactos maiores no trânsito.
A intervenção na 2ª Circular, insiste Manuel Salgado, visa resolver os problemas da sinistralidade, aumentar a fluidez no trânsito e obter maior sustentabilidade ambiental.
Quanto às dúvidas de que o projecto pode ser um perigo para o tráfego aéreo, o vereador do Urbanismo desdramatiza.
“Temos consciência do que está em jogo. A zona onde nós propomos plantar árvores não é a zona próxima do aeroporto, é a zona entre o Campo Grande e o IC19. Na zona do aeroporto, se olharem com atenção para um mapa ou para uma fotografia aérea, vêem que já está tudo plantado: têm o Parque da Bela Vista, a mata de Alvalade, o Laboratório de Engenharia Civil que tem árvores de grande porte, o eixo central da Alta de Lisboa, o Parque das Conchas, o Campo Grande. Tudo isso são zonas muito plantadas e nós não vamos plantar mais nesta parte que circunda a 2ª Circular.”
Manuel Salgado garante que vão ser plantadas 128 árvores no eixo central da 2ª Circular e fora dos cones de aproximação aérea ao aeroporto de Lisboa.