A GNR volta a intensificar, a partir desta sexta-feira e até domingo, as acções de patrulhamento e fiscalização aos utentes das vias rodoviárias, nomeadamente no sul do país.
Nos três dias da Operação "Hermes - Viajar em Segurança", as acções de patrulhamento serão direccionadas sobretudo para a zona sul, onde estão muitos dos locais de veraneio, e os militares estarão atentos à condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas, ao excesso de velocidade, à utilização indevida do telemóvel ou a manobras perigosas.
Na primeira fase da operação, que decorreu no início do mês, a GNR registou 623 acidentes de viação, mais 93 do que no ano passado, mas com menos mortos e menos feridos graves. Nesters 623 acidentes morreram quatro pessoas e 11 ficaram feridas com gravidade.
Os militares detiveram também 110 pessoas por conduzirem com uma taxa de álcool superior ao permitido, e mais 21 por falta de carta de condução, tendo ainda sido detectadas 3.266 infracções, a maior parte (1.500) por excesso de velocidade, mas também por uso de telemóvel (101), por condução com excesso de álcool e por falta de cinto de segurança.