Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Em novembro de 2020, no âmbito do recolher obrigatório aos fins de semana, esta autarquia do distrito do Porto passou a entregar gratuitamente refeições ao domicílio para “ajudar” os restaurantes do concelho, alargando agora a sua abrangência.
No âmbito desta iniciativa Matosinhos.come, a câmara já entregou 4.500 refeições na casa das pessoas, num investimento de 43 mil euros, sublinhou, em comunicado.
As entregas passam a ser feitas de segunda-feira a domingo, ao almoço e jantar, sem custos para os clientes e restaurantes, sendo os mesmos assumidos pela autarquia.
A iniciativa abrange todo o concelho de Matosinhos, assim como 54 uniões de freguesias de Vila do Conde, Maia, Valongo, Gondomar, Porto e Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.
O serviço é assegurado por 75 taxistas, no âmbito de um protocolo entre a câmara local e a cooperativa de táxis, recordou.
Para usufruir deste serviço, os clientes só têm de ligar para o restaurante que querem, fazer a encomenda e pagar a refeição.
A encomenda tem de ter um valor mínimo de cinco euros, sendo o pagamento feito diretamente ao restaurante através de meios digitais ou dinheiro.
Matosinhos tem cerca de 1.200 restaurantes que dão emprego a mais de 5.000 pessoas, sendo um “cartão de visita” e um setor com uma importância social e económica de “enorme relevância” para o concelho.
A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.994.833 mortos resultantes de mais de 93 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.