Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Os Estados Unidos vão distribuir, a partir da próxima semana e de forma gratuita, 400 milhões de máscaras N95 (tipo “bico de pato”) pela população, anunciou a Casa Branca nesta quarta-feira.
As máscaras faciais serão enviadas para as farmácias e os centros de saúde comunitários ainda esta semana e estarão disponíveis para distribuição no final da próxima.
“O programa estará a funcionar em pleno no início de fevereiro”, anunciou a Casa Branca.
A medida surge depois de o Presidente norte-americano ter sido criticado por não fazer o suficiente para promover o uso de máscara ou reforçar a realização de testes, enquanto a variante Ómicron da Covid-19 continua a assolar o país.
Em resposta, a administração norte-americana disponibilizou testes gratuitos através de um site lançado oficialmente na quarta-feira e anunciou a distribuição de máscaras.
“É a maior mobilização de equipamentos de proteção individual na história dos EUA”, sublinhou fonte da Casa Branca citada pela agência Reuters.
As máscaras N95, que formam uma vedação ao redor do nariz e da boca, são consideradas especialmente eficazes na prevenção da propagação do vírus. Na semana passada, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA recomendaram que os americanos usassem a "máscara mais protetora" possível.