A campanha de vacinação contra o vírus sincicial respiratório, que arranca esta terça feira é sobretudo dirigido a bebés.
Que vírus é este?
Um vírus que pode provocar doença respiratória em pessoas de todas as idades, mas, geralmente, todas as crianças até aos 2 anos são infetadas por este vírus. Este vírus é a causa mais comum de doença das vias respiratórias inferiores até aos 12 meses de idade.
O vírus sincicial respiratório é contagioso?
Sim. O vírus sincicial respiratório é muito contagioso. Pode sobreviver várias horas nas mãos ou objetos contaminados e tem um período de incubação que varia entre 2 e 8 dias. É muito comum a transmissão entre irmãos.
Quais são os principais sintomas ?
Os sintomas e gravidade podem variar com vários fatores como, a idade ou o estado saúde da criança/pessoa, mas entre os mais frequentes estão:
- secreções nasais e oculares
- tosse
- febre
- dificuldade em respirar
- respiração semelhante a assobio
- pausas durante a respiração (apneia)
- prostração
- diminuição do apetite
Quais são os grupos de risco que podem ser mais afetados por este vírus?
Recém-nascidos e lactentes e bebés prematuros, daí a campanha de imunização. Crianças com doenças cardíacas, pulmonares ou neuromusculares congénitas e doentes com asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica
Como é feito o diagnóstico deste vírus?
Na maior parte das situações não é necessária a identificação laboratorial deste vírus, porque não vai alterar a terapêutica instituída. O diagnóstico é feito através da colheita de secreções respiratórias como as secreções do nariz ou dos brônquios.
Em que altura do ano é mais frequente a infeção por este vírus?
Em Portugal os surtos por vírus sincicial respiratório ocorrem tipicamente nos meses de inverno (dezembro e janeiro), mas podem ocorrer também em outubro/novembro até abril/maio.