A Casa Branca anunciou que os Estados Unidos vão aplicar sanções económicas a Donetsk e Luhansk, regiões separatistas pró-russas no Leste da Ucrânia.
“Antecipámos uma ação como esta da Rússia e estamos prontos para responder imediatamente. O Presidente Biden emitirá em breve uma Ordem Executiva que proibirá novos investimentos, comércio e financiamento por pessoas dos EUA para, de ou nas chamadas regiões de Donetsk e Luhansk da Ucrânia", refere um comunicado da Administração norte-americana.
A ordem executiva também prevê sanções contra qualquer pessoa que pretenda operar naquelas regiões ucranianas.
A Casa Branca condena o que considera ser “uma violação flagrante do Direito internacional” por parte da Rússia, depois de o Presidente Vladimir Putin assinar a declaração de reconhecimento da independência de Donetsk e Luhansk.
O comunicado de Washington sublinha que “essas medidas são separadas e seriam adicionais às medidas económicas rápidas e severas que estamos a preparar em coordenação com os Aliados e parceiros caso a Rússia invada ainda mais a Ucrânia”.
A administração norte-americana continua a "consultar de perto os Aliados e parceiros, incluindo a Ucrânia, sobre os próximos passos e sobre a escalada contínua da Rússia ao longo da fronteira com a Ucrânia".