As Três da Manhã em Melgaço… Numa Pipa de Vinho!
 • Ana Marta Domingues


De 26 a 28 de abril prepare-se para uma verdadeira viagem gastronómica e cultural na 30ª Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço. E dia 26 de abril, das 07h00 às 10h00, não perca a emissão d’As Três da Manhã ao vivo e em direto de uma Pipa de Vinho!

Siga os passos d’As Três da Manhã e da Renascença. Esta sexta-feira a Ana, a Joana e a Inês vão estar em direto das 07h00 às 10h00 a fazer a emissão na Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço, um dos maiores acontecimentos vínicos e gastronómicos do Alto Minho, que este ano celebra a sua 30ª. edição!

Uma montra do que melhor se faz em Melgaço:

Em 2024 a Festa do Alvarinho e do Fumeiro reúne, de 26 a 28 de abril, 29 produtores de vinho Alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço e 16 produtores de produtos locais tradicionais e inovadores.

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço começou, em 1995, por se apresentar como uma mostra de produtos locais para as populações locais. Com o passar dos anos tornou-se numa festa reconhecida a nível nacional, tendo o Turismo de Portugal reconhecido em 2009 o seu inequívoco interesse para o setor.

Da gastronomia, ao artesanato, da inovação ao turismo, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro apresenta-se como uma oportunidade única para a criação e a consolidação de laços entre os agentes do comércio, os consumidores e a produção.


«Não há exemplo no Alto Minho, nomeadamente nesta fileira do vinho e dos produtos locais, de um certame que tenha o impacto que tem a Festa do Alvarinho e do Fumeiro na economia dos municípios laterais. Até nos vizinhos galegos há grande impacto no alojamento»

Manoel Batista,

Presidente da Câmara Municipal de Melgaço

Melgaço, um destino a descobrir:

Localizado a menos de duas horas do Porto e perto da Galiza, Melgaço é um destino a descobrir por quem procura a melhor gastronomia, tradições e cultura.

Ali sobrevivem usos e costumes que conferem aos produtos locais características de requintado e irresistível sabor. A cozinha tradicional desta região é simples, mas de grande qualidade, havendo uma relação direta entre os ingredientes colhidos na região e os pratos típicos tradicionais. Provar o pão de Castro Laboreiro, o fumeiro tradicional, a lampreia do Rio Minho, o cabrito… E, claro, viver o momento alto da gastronomia local na Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço… São experiências inesquecíveis e marcantes!

Melgaço é também um destino de natureza por excelência, com características geográficas e geológicas que lhe concedem uma posição de destaque e onde é possível praticar os desportos de rio e montanha mais exigentes e radicais durante todo o ano.

Já percebeu, por estes dias todos os caminhos vão dar a Melgaço! O município acolhe ao longo dos próximos dias dezenas de milhares de visitantes do país e também da vizinha Espanha, junte-se à Renascença e Às Três da Manhã que na sexta-feira, dia 26 de abril, das 07h00 às 10h00, fazem uma emissão de rádio inédita em direto de uma Pipa de Vinho.