O prometido assalto à Área 51, no deserto do Nevada, Estados Unidos, acabou por se transformar numa grande festa, juntando centenas de pessoas e motivando muita diversão nas redes sociais.
A iniciativa surgiu precisamente nas redes sociais, quando um utilizador sugeriu que todos os que acreditam que a base militar é usada para esconder provas da existência de vida extraterrestre se deviam juntar à entrada da base e invadi-la ao mesmo tempo, sugerindo que as forças armadas não iriam conseguir travá-los a todos. Centenas de milhares de pessoas disseram que iriam à concentração.
Matty Roberts estava naturalmente a brincar, mas o interesse gerado pelo seu post acabou por levar a Força Aérea a emitir um aviso para que ninguém tentasse entrar ilegalmente na base, dizendo secamente que “desencorajamos qualquer pessoa de tentar entrar numa área em que treinamos as forças armadas americanas”.
Pelo menos uma rapariga foi detida por breves instantes depois de ter tentado passar a rede, sendo rapidamente libertada. Mas a esmagadora maioria dos presentes apenas queria divertir-se – como admitiram as forças de segurança presentes no local – exibindo cartazes caseiros a pedir a libertação do ET e usando chapéus de folha de alumínio na cabeça, um símbolo humorístico das teorias da conspiração.
Um dos presentes imortalizou-se ao passar por detrás de um jornalista da televisão, durante um direto, a fazer a corrida tornada famosa na série de desenhos animados japonesa “Naruto”, com o corpo todo inclinado para a frente e os braços para trás.
Entrevistados pelas agências de notícias, a maioria dos presentes admitiu que tinha vindo apenas para se divertir, embora um tenha dito que vinha para ver “os idiotas a tentar invadir” a base.
A Área 51 é um local de culto para todos os que acreditam em extraterrestres e as teorias da conspiração dizem que o Governo guarda na base os restos de uma nave espacial que ter-se-ia despenhado em Roswell. As Forças Armadas só admitiram que tinham uma base no local em 2013, mas insistem que se trata de um centro de testes para aeronaves.