Segurança Social fecha 93 lares ilegais este ano
29-10-2019 - 07:35
 • Renascença

Até setembro, os inspetores fecharam uma média de dez lares por mês.

O Instituto de Segurança Social encerrou este ano 93 lares ilegais. É o resultado de 508 ações de fiscalização feitas até ao final de setembro.

De acordo com o “Jornal de Notícias”, nove foram encerrados com caráter de urgência por representarem perigo de saúde e segurança.

A associação que representa lares e casas de repouso estima que existam até 35 mil idosos a viver em instalações ilegais, muitos concentrados na Grande Lisboa, entre Sesimbra e Sintra.

João Ferreira, da Associação de Apoio domiciliário de Lares e Casas de Repouso de Idosos, considera que a Segurança Social ignora a existência de muitos lares ilegais porque não tem respostas para os utentes em lares legais.

Os principais motivos para o fecho destes equipamentos estão relacionados com o alvará, instalações, certificado de condições de segurança dos bombeiros, regulamento interno, plano de atividades, entre outros.

No ano passado, o Instituto de Segurança Social mandou fechar 109 lares de idosos, 12 dos quais com carácter de urgência. Uma descida relativamente ao ano anterior, em que foram 133 os lares a receber ordens para fechar. Em 2016, tinham sido 73, contra os 91 de 2015.