A Metro do Porto encontrou um achado arqueológico do século XIII durante a obra do desvio do rio da Vila, no âmbito da construção da Linha Rosa. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Porto Canal que dá conta do elevado grau de conservação da peça.
Em declarações à estação de televisão, o engenheiro responsável pelo traçado da linha circular da Metro do Porto, Pedro Lé Costa, explica tratar-se de “uma ponte medieval que servia de ligação e de acesso ao Porto e que não estava previsto ter resistido durante a expansão da cidade”.
Segundo o Porto Canal, a ponte tem cerca de dois metros de largura e um comprimento de cinco metros.
De acordo com Pedro Lé Costa, foi necessário parar os trabalhos para avaliar se o achado tinha algum interesse, provocando assim uma derrapagem de mês e meio nos trabalhos da Linha Rosa.
“Como veio a verificar-se que tinha, voltamos a proteger o achado para fazermos uma contenção provisória que permitiu dar apoio para se poder remover em segurança”, disse ao Porto Canal.
O achado já foi levantado e encontra-se num estaleiro da Metro do Porto a aguardar a definição do seu destino.
A descoberta foi feita enquanto as equipas trabalhavam no desvio do rio da Vila, a jusante, no cruzamento entre a Rua de Mouzinho da Silveira, Rua de São João e Largo de São Domingos.