A Proteção Civil vai colocar 10 distritos em alerta laranja para os incêndios.
A medida entra em vigor à meia-noite, e irá prolongar-se até ao final do dia de quarta-feira. Em causa está praticamente toda a faixa interior do continente, de Bragança até Évora.
Nos restantes oito distritos, o dispositivo irá permanecer em alerta amarelo como têm estado desde o passado sábado.
A informação foi avançada esta sexta-feira em conferência de imprensa na sede da ANEPC (Oeiras), pelo comandante operacional nacional, Duarte Costa, que afirmou estarem “reunidas as condições favoráveis à eventual ocorrência da propagação de incêndios rurais”, tendo por base as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias.
O comandante Duarte Costa referiu que as condições previstas para as próximas 72 horas são de tempo seco e quente, com humidade relativa no ar inferior a 20%, vento moderado a forte, sobretudo nas terras altas, temperaturas máximas superiores a 36 graus no sotavento algarvio e no interior norte e possibilidade de trovoada seca no interior norte e centro.
“A ANEPC, através do seu comando nacional, decretou a passagem para o estado de alerta especial laranja para os seguintes distritos: Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu”, disse o comandante Duarte Costa, acrescentando que se mantém o estado de alerta especial amarelo para os restantes distritos do país.
[Notícia atualizada às 20h57]