Sismo de 4.5 na escala de Richter provoca "pequena derrocada" e corta estrada nos Açores
14-01-2024 - 10:47
 • Marisa Gonçalves e Ricardo Vieira

O sismo registado na Ilha Terceira provocou uma derrocada e cortou uma estrada, adianta à Renascença fonte dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo. Não há danos pessoais.

Um sismo de magnitude 4.5 na escala de Richter foi registado este domingo de manhã na ilha Terceira, nos Açores. O abalo também foi sentido na ilha de São Jorge.

O tremor de terra aconteceu às 07hh19 locais (08h19 em Lisboa), com epicentro próximo de Serreta, ilha Terceira, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O sismo provocou uma derrocada e cortou uma estrada, adianta à Renascença fonte dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo.

"Não há danos humanos, quanto a danos materiais, houve uma pequena derrocada numa estrada que neste momento está fechada ao trânsito. É uma estrada junto ao mar, na zona noroeste da ilha, que liga a freguesia da Serreta à freguesia de Raminho, na encosta da Serra de Santa Bárbara", indica a mesma fonte.

"Fizemos uma vistoria em todas as artérias do concelho de Angra. As equipas estão no terreno", acrescenta.

A Proteção Civil regional refere, em comunicado, que considerando a instabilidade da encosta, a estrada deverá manter-se encerrada à circulação nos próximos dias por motivos de segurança, até que seja efetuada uma avaliação pelo Laboratório Regional Engenharia Civil (LREC)”.

As autoridades açorianas apelam à população que se não desloque para a zona afetada enquanto a estrada estiver interditada.

O abalo na ilha Terceira "foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) nas freguesias de Altares, Cinco Ribeiras, Doze Ribeiras, Raminho, Santa Bárbara e Quatro Ribeiras (Terceira)", segundo o IPMA.

[notícia atualizada às 14h09]