O Benfica informou, esta quinta-feira à noite, que Jorge Jesus está infetado com o novo coronavírus. O treinador vai falhar o dérbi com o Sporting, a contar para a 16.ª jornada do campeonato.
Em comunicado no site oficial, o clube informa que Jesus vai estar em isolamento nos próximos dias, com o corpo clínico do Benfica a acompanhar o seu estado de saúde, que se encontra estável. Sendo 10 dias o período mínimo de isolamento, é certo o treinador encarnado vai falhar a receção ao Sporting, a 1 de fevereiro, próxima segunda-feira.
A infeção respiratória que estava a afetar Jorge Jesus e que o arredou do encontro com o Belenenses SAD, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, era, afinal, Covid-19, "apesar de, nas últimas duas semanas, o treinador ter acumulado sete testes negativos".
"Exames complementares de diagnóstico efetuados durante o dia de ontem no Hospital da Luz indiciaram um comportamento típico de infeção originado pelo novo coronavírus. Nesse sentido, procedeu-se à realização imediata de um primeiro teste rápido – que deu igualmente negativo –, e de um PCR cujo resultado positivo foi conhecido já durante a madrugada", conta o Benfica, no seu site oficial.
O clube da Luz assinala que este é "um caso atípico", mas não único. Já noutras situações o vírus foi "detetável somente ao fim de alguns dias, com o evoluir da infeção respiratória e o agravamento dos sintomas".
"O Sport Lisboa e Benfica endereça rápidas melhoras ao seu treinador e apela a que a sua privacidade seja respeitada", lê-se no comunicado.
Jesus falhou "quartos" da Taça de Portugal
O Benfica confirmou, na véspera, que Jorge Jesus tinha uma infeção respiratória. Isto depois de ter testado negativo à Covid-19, conforme soube a Renascença. Já esta quinta-feira, o clube informou que o treinador não estaria no banco a orientar a equipa, à noite, frente ao Belenenses SAD, por ainda não conhecer a origem do problema.
No lugar de Jesus, foi o adjunto, João de Deus, a orientar a equipa, que venceu (3-0) e carimbou a passagem às meias-finais da Taça de Portugal.
No final, em declarações à TVI24, o antigo defesa dedicou o triunfo a Jesus e ao presidente do clube, Luís Filipe Vieira, também infetado com o novo coronavírus, e assumiu que tinha sentido falta da figura do chefe.