JMJ. Santarém quer chegar às mil famílias de acolhimento
29-05-2023 - 12:15
 • Henrique Cunha

Responsável pela Pastoral da Juventude da diocese de Santarém adianta que “ainda existem dificuldades nas famílias de acolhimento dos jovens peregrinos”.

Na semana em que os Símbolos da JMJ chegam à Diocese de Santarém, o padre Ricardo Conceição, responsável pela Pastoral da Juventude revela, em declarações à Renascença, que já estão inscritas cerca de "520 famílias para receber peregrinos, o que dá uma capacidade de acolhimento de cerca de 2 mil peregrinos”. O padre alerta, contudo, que “são necessárias muitas mais porque consideramos que o alojamento nas famílias é mais rico e mais marcante”.

O sacerdote declara-se “consciente das dificuldades das famílias”, mas insiste no apelo “à generosidade das pessoas”, até porque “somos uma Diocese de acolhimento, juntamente com Lisboa e Setúbal, e depois temos um problema acrescido, porque temos sobretudo muita dificuldade na questão dos transportes públicos para depois levá-los [peregrinos] para Lisboa”.

O responsável mostra-se convicto de que “a presença dos símbolos em Santarém, agora, possa dar um entusiasmo maior e possa levar mais famílias a disponibilizarem-se para acolher os peregrinos que possam chegar”. “Não temos propriamente um número, mas gostávamos de chegar, por exemplo, às mil famílias”, acrescenta.

Por outro lado, o padre Ricardo Conceição destaca, “sobretudo, os inscritos como voluntários nas paroquias”. “Esse é o nosso foco porque, repito, somos diocese de acolhimento”, sublinha.

Nesta altura, Santarém já conta com 1140 voluntários e “é um número que gostávamos de ver crescer, porque para o acolhimento na nossa diocese todos os voluntários são poucos”.

Calendário dos Símbolos da JMJ em Santarém

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam à Diocese de Santarém no mês de junho.

A sua receção está prevista para quarta-feira, dia 31 de maio, com a entrega dos símbolos pela da Diocese de Leiria-Fátima à Diocese de Santarém, através da Vigararia de Alcanena, após a celebração eucarística na Igreja Matriz de Minde.

De acordo com informação disponibilizada pelo Comité Organizador Diocesano de Santarém, os símbolos percorrem a Vigararia de Alcanena até 3 de junho, quando serão entregues à vigararia do Entroncamento e onde visitarão todas as paróquias e lugares até 7 de junho. Nessa noite, será feita a passagem para a Vigararia de Tomar, onde a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora irão ficar até 12 de junho.

De 12 a 17 de junho, será a vez da Vigararia de Torres Novas receber as imagens, seguindo-se a Vigararia de Almeirim, que contará com a presença dos símbolos até 21 de junho. Santarém será, assim, a penúltima Vigararia a receber os símbolos, entregando, por fim, à Vigararia de Rio Maior a 26 de junho.

Rio Maior entregará a 30 de junho os símbolos à Diocese de Lisboa, na paróquia das Alcobertas.