O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, está preocupado com a falta de diálogo em família. É uma das preocupações manifestadas na Mensagem de Natal deste ano.
“É com apreensão que vejo que o diálogo em família vai desaparecendo, ao mesmo tempo que os afectos perdem espaço”, escreve o Bispo, acrescentando que o Natal é tempo de encontro, sobretudo em família.
“Sonho com um encontro, em todos os lares, capaz de acabar com as violências domésticas, com as dificuldades de convivência, conflitos, divisões e separações. Com famílias devidamente estruturadas, a esperança nunca desvanece”, acrescenta.
A este propósito, D. Jorge Ortiga recorda que a Arquidiocese de Braga criou o Serviço Arquidiocesano de Apoio à Família. “Que seja procurado pelas famílias que necessitam”, remata.
Sobre a época natalícia, D. Jorge Ortiga diz que “o Natal é património da Humanidade, é um evento que nos emociona e que desperta em nós os melhores sentimentos de fraternidade”. “Bastaria que uma só criança mantivesse viva a crescente expectativa das doze badaladas para que o Natal tivesse razão de existir.”
Escreve ainda que “Natal e a esperança estão intimamente ligados”, acrescentando que, olhando para a sociedade, “é nos jovens que depositamos a nossa esperança”.
“À sociedade peço que não desiluda a esperança dos jovens“, remata.