É quase impossível não saber quem é Greta Thunberg, a jovem ativista climática sueca que tem andado nas bocas do mundo.
Apesar de todos sabermos de quem se trata, são poucos os que realmente sabem pronunciar corretamente o nome da adolescente de 16 anos.
Mesmo que Greta não corrija quem maltrata o seu nome, a Renascença vem ao seu auxílio com uma pequena aula de sueco.
"Greta Thunberg" não parece particularmente difícil de pronunciar, mas saiba que nem ‘Greta Tunber’, ou ‘Greta Tunberg’, com especial ênfase no "g" final, estão corretos. E “Zunberg” está igualmente errado.
A forma acertada é “Grieta Tunbéri”. O som final com que o apelido termina, “rg”, é o mesmo presente no nome da cidade sueca de Göteborg, que em português chamamos de Gotemburgo. Em sueco, a pronunciação certa é Gotebory.
Não acredita? Veja este vídeo onde a própria jovem pronuncia o seu nome, durante o seu discurso no Parlamento Europeu, em abril deste ano.
Greta Thunberg iniciou uma greve à escola em setembro de 2018, em frente ao Parlamento sueco, para apelar à tomada de medidas contra as alterações climáticas, inspirando um movimento global que a levou a ser recebida pelos líderes mundiais e a falar em conferências.
A adolescente sueca começou um período sabático no verão para viajar para os Estados Unidos e poder participar na cimeira climática realizada em setembro, na sede da ONU em Nova Iorque.
Greta Thunberg foi homenageada com o chamado Nobel Alternativo pela fundação Swedish Right Livelihood Award e foi nomeada para o Prémio Nobel da Paz deste ano.
Recentemente, a jovem ativista passou por Portugal, antes de chegar a Madrid para a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, COP25.