Alex Telles deixa o FC Porto e é reforço do Manchester United, anunciou esta segunda-feira o clube inglês. Os dragões podem receber até 17 milhões de euros.
O lateral-esquerdo brasileiro, de 27 anos, assinou um contrato válido por quatro temporadas, com mais uma de opção.
O FC Porto recebe 15 milhões de euros, verba que pode chegar aos 17 milhões mediante objetivos, avançam os dragões em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Os encargos do mecanismo de solidariedade serão suportados pelo FC Porto, que não terá qualquer despesa com a intermediação da transferência.
"Representar um clube com o prestígio do Manchester United é uma grande honra", disse Alex Telles ao site do Manchester United.
O defesa recorda que conquistou "muitos troféus pelo FC Porto" e quer continuar a trilhar o caminho do sucesso no seu novo clube.
O treinador do Manchester United, Ole Gunnar Solskjaer, deu as boas-vindas a Alex Telles, que considera ser um "lutador e um vencedor", que vai acrescentar "determinação e espírito competitivo" ao clube do norte de Inglaterra.
Através das redes sociais, o FC Porto já se despediu de Alex Telles. Os dragões desejam felicidades ao defesa que deixa a sua marca no emblema azul e branco.
Ao serviço do FC Porto, Telles marcou 26 golos e fez mais de 50 assistências em cinco temporadas.
Os valores do negócio não foram revelados.
O jogador publicou um vídeo na rede social Instagram. A animação recorda o percurso de Alex Telles com a camisola azul e branca e os títulos conquistados. No texto que acompanha a mensagem despedida, o defesa agradeceu a forma como foi acolhido: "Eu senti o real sentimento de SER PORTO e jogar À PORTO", sublinhou.
Alex Telles é a segunda pedra importante da manobra do FC Porto a deixar o clube esta segunda-feira, depois do capitão Danilo Pereira ter sido emprestado ao Paris Saint-Germain, com opção de compra.
Os franceses pagam quatro milhões de euros e ficam com uma cláusula de opção de 16 milhões.
[notícia atualizada às 19h28]