Até Março deste ano, os portugueses compraram 46.212 automóveis, o dobro do que tinham feito em 2012, o ano em que a recessão e a crise bateram mais fundo na economia portuguesa. Em valores absolutos, e segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o primeiro trimestre de 2015 já vai com mais 23 mil unidades vendidas do que em igual período de há três anos.
A contracção da economia portuguesa em 2012 foi mais profunda alguma vez registada, segundo o INE cifrou-se em 4%. E foi também o ano em que se venderam menos carros em Portugal na última década. Mas entretanto, passaram três anos e comparando os dados de vendas de carros verifica-se que pelo menos neste sector a crise está cada vez mais longe ndos patamares que já atingiu.
Se a comparação for em relação ao ano passado, até Março as vendas de carros cresceram 36%. Pode-se também inferir que se o mercado continuar a crescer a este ritmo, no final do ano as vendas de automóveis ligeiros em Portugal devem alcançar valores a volta das 180 mil unidades. A confirmarem-se estes dados vão sair dos stands nacionais mais 40 mil carros este ano, do que no ano passado.
A Renault é a marca mais vendida em Portugal até Março deste ano, uma liderança já histórica, com 5.217 unidades vendidas e um crescimento em relação ao mesmo período do ano passado de 37%.