O número de casos confirmados de sarampo sobe para 53, revelou esta terça-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS). O balanço anterior indicava a existência de 42 casos confirmados.
O novo balanço indica que "estão internados cinco doentes com situação clínica estável” e há 41 pessoas com sintomas da doença à espera dos resultados das análises, entre as quais um bebé de 12 meses, que se encontra em situação estável.
No total, são agora 145 as situações, suspeitas e confirmadas, de sarampo, a maioria das quais tem "ligação ao Hospital de Santo António, no Porto". Segundo a DGS, "dos 53 casos confirmados (todos adultos), um pertence à região Centro com ligação ao surto que decorre na região Norte". Trata-se de uma mulher de Pombal, que esteve em contacto com o doente francês que terá sido a origem deste surto.
O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirmou esta segunda-feira que "não há motivo para preocupação" em relação ao surto de sarampo detetado na semana passada no porto e com 42 doentes confirmados até agora.
Adalberto Campos Fernandes considerou "pouco racional e sensato" a falta de vacinação das pessoas, assinalando que a vacina continua a ser "uma arma" contra doenças infeciosas como o sarampo.