O ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, convocou uma manifestação para o próximo dia 25, na Avenida Paulista, em São Paulo.
Bolsonaro diz, numa mensagem vídeo deixada nas rede social X (antigo Twitter), que o objetivo é levar a cabo um "ato pacífico" para se "defender de todas as acusações" de que tem sido alvo.
O encontro está marcado para as 15h00 locais (12h00 em Lisboa) no último domingo de fevereiro.
O ex-presidente pede ainda que os manifestantes se vistam de "verde e amarelo" e "não compareçam com qualquer faixa ou cartaz contra quem quer que seja".
Bolsonaro sinaliza ainda no vídeo o desejo de uma demonstração dos seus apoiantes. "Mais do que discurso, uma fotografia de todos vocês, porque vocês são as pessoas mais importantes desse evento para mostrarmos para o Brasil e para o mundo a nossa união, as nossas preocupações, o que nós queremos. Deus, pátria, família e liberdade. Até lá, se Deus quiser", termina.
Na última semana, a Polícia Federal levou a cabo a operação "Tempus Veritatis", que atingiu o núcleo duro do bolsonarismo, acusado de planear o golpe contra a democracia e as eleições de 2022.
Na sequência da mesma operação, Bolsonaro foi obrigado a entregar o seu passaporte pelo Supremo Tribunal Federal.